Então, são tantas as questões!! Mas vamos falar do básico do básico…
Sabe, eu trabalho com mães no pós-parto e puerpério (além de ser mãe e também estar vivendo na pele isso tudo nesse exato momento) e recebo muitos desabafos das mães em relação às visitas nessa fase de pós-parto.
Os desabafos são diversos, desde avós que querem visitar o bebê todo dia toda hora até amigxs que vão visitar e ficam horas na visita ou que falam alto ou já chegam dando dicas infalíveis de maternidade e do que você deve fazer ou não com o seu bebê.
Enquanto escrevia esse texto fiz uma pergunta na minha time line do facebook, pra saber qual a opinião sobre o assunto vindo direto da maternidade real. Foi muito interessante!!! Dá uma olhadinha aqui nas respostas.
Lembrando que quando falamos de maternidade, pós-parto e puerpério o que pra uma mulher pode ser bom pra outra pode ser péssimo. Por isso sejamos empáticxs.
E por tudo isso e mais um pouco é muito importante falarmos sobre isso!!!
Primeiro vamos começar por desconstruir a ideia de que se nasce um bebê “tem que ir visitar” e também o “tenho que receber”. Não “tem que” nada. Ponto.
Quero lembrar que esse início de vida com bebê é bastante delicado e muito, muito importante. Mãe e bebê estão se conectando, se (re)conhecendo, estabelecendo um vínculo sagrado e o cuidado com essa relação nos primeiro dias e meses é FUNDAMENTAL para a fusão mãe-bebê.
Geralmente esses dias de pós-parto não são tão fáceis assim… ou melhor, nada fáceis. O puerpério por si só já remexe muito com mulher, são tantas as transformações que estão acontecendo! Sem falar da amamentação que está sendo estabelecida e que pode ser bastante difícil nesse inicio.
Outra coisa, vamos pensar que se você antes não tinha o hábito de visitar essa mulher ou essa família certamente não será agora o momento. Então esse já pode ser o primeiro sinal de alerta, pois isso demonstra que não existe intimidade entre vocês. A não ser que você seja uma doula, doula pós-parto, consultora amamentação, enfermeira ou faça parte da equipe que atendeu o parto e está ajudando a família nesse momento. O pós-parto é um dos momentos mais íntimos da vida de uma mulher.
Por isso começamos acionando itens básicos e necessários da rede de apoio da mulher:
– Sensibilidade
– Empatia
– Bom senso
Agora vou colocar aqui algumas dicas pra quem for visitar uma mãe e seu bebê no pós-parto, pra que essa visita seja agradável (principalmente para a mãe do bebê). Vamos lá!
- Antes de tudo certifique-se de que a família já está recebendo visitas. Se sim, pergunte qual o melhor dia e horário pra visita acontecer.
- Nunca peça pra mãe acordar o bebê que está dormindo só porque você quer ver a carinha dele. Nem faça muito barulho para o bebê não acordar.
- Sobre não acordar o bebê: Você sabia que muitas vezes é difícil fazer um bebê dormir? Você sabia que quando um bebê é acordado precocemente de sua soneca ou é impedido de fazê-la provavelmente será mais difícil fazer ele dormir na próxima soneca? E que consequentemente o sono da noite tende a ser mais agitado? Pois é, se você não sabia disso então agora já sabe.
- Antes de olhar para o bebê olhe para a mãe do bebê. Diga palavras agradáveis e carinhosas. Se coloque no lugar dela.
- Leve uma comidinha pronta, e se disponha a servi-la também.
- Dê uma olhada na pia da cozinha e se tiver louça acumulada (que muito provavelmente terá) se prontifique a lavar.
- Quando a mãe for amamentar faça silêncio. Pergunte se ela quer um copo d’água.
- Não vá pegando o bebê no colo sem perguntar antes. Perceba a situação. Tem mulheres que não querem que outras pessoas peguem seu bebê no colo (sim, as vezes viramos bicho e como boas mamíferas que somos não queremos ninguém pegando nossa cria). E tudo bem. Respeite. Se sentir que a mãe está precisando “respirar” um pouco pergunte se ela quer que você pegue o bebê um pouco. Com jeito.
- Muito cuidado com as “super dicas” de maternidade, só dê alguma dica se esta lhe for solicitada.
- Nunca faça aqueles famosos comentários do tipo “acho que o bebê esta com frio”, ” acho que o bebê está com calor”, “acho que o bebê está com fome”, etc etc, pois quem mais sabe sobre tudo isso com certeza é a mãe do bebê e não você, além do que comentários desse tipo são totalmente desempoderadores para uma mulher no pós-parto.
- Complete nos comentários com mais dicas por favor…
Ou se quiser comentar lá no post do facebook fique a vontade!
As mães agradecem. Obrigada. De nada.