Hoje trago um assunto super mega importante: a comunicação familiar.
Não adianta, é fato, é real, todos nós precisamos nos comunicar. A partir do momento em que nos relacionamos começamos a nos comunicar. É algo natural. E podemos sim usar a comunicação a nosso favor e a favor dos relacionamentos familiares.
Uma das coisas que mães e pais mais pedem ajuda é sobre a questão de que os filhos não escutam, que falam com as paredes, que repetem mil vezes a mesma coisa, que acabam tendo que usar o grito, etc, etc..
Em primeiro lugar temos que entender que conversar com uma criança não é a mesma coisa que conversar com um adulto. Ponto.
Segundo lugar, é importante perceber em que fase seu filho se encontra pra reconhecer a linguagem da criança, e assim iniciar uma aproximação mais adequada.
A comunicação clara e consciente é uma poderosa ferramenta para o fortalecimento positivo na relação entre pais e filhos.
A comunicação consciente permite uma nova abordagem às emoções, tanto dos sentimentos negativos como positivos, a partir da clareza, autenticidade, coerência, compreensão e empatia.
Muitas vezes é pela comunicação mal compreendida, mal expressada e/ou mal interpretada que são causados conflitos e mal entendidos.
Você pode começar agora uma comunicação mais empática e amorosa com seu filho com essas quatro atitudes tão simples, anote aí e cole o infográfico na geladeira! 🙂
Parece simples, não é mesmo? Mas a pergunta que lhe faço é se você tem feito dessa teoria uma prática. Tenho certeza que a partir do momento em que esses quatro passos tão simples se tornarem uma prática a comunicação com seu filho vai evoluir de uma forma incrível.
Uma maneira bacana de inserir essa prática no dia a dia é nos colocarmos do outro lado e imaginar como realmente gostamos de ser escutados quando estamos falando com alguém, principalmente quando estamos precisando nos comunicar. Gostamos que a pessoa que está nos ouvindo esteja presente (realmente), nos olhe nos olhos e escute com calma e atenção. Simples. Assim.
Me conta depois como foi?
amo as suas publicações….leio,reflito e aplico com minha filha e os resultados são ótimos. obrigada!
Oi Adriana! Que ótimo saber disso!! Fico muito feliz. Gratidão pela sua companhia! Um abraço grande em você e na sua filhota.
gostei do lembrete de geladeira… me policio o tempo todo para ouvir o q minha filha fala e não interrompe-lá.
Oi Roberta! Que bom te ver por aqui, e que bom que gostou da sugestão! Esse lembrete na geladeira é muito bom né? Adoro usar lembretes, palavras ou imagens pra me ajudar a criar um novo hábito, sempre ajuda. Grande abraço em vcs!