Casa com criança tem que ter areia!
É tão bom brincar na areia! Quem não gosta? Quem nunca? 🙂
Tem um texto aqui no blog onde coloquei nossa experiência com a caixa de areia que fizemos pro filhote em nosso quintal. Sempre foi uma paixão dele. Até hoje um dos divertimentos preferidos é brincando na areia. Não pode ver um montinho que vai lá brincar, as vezes fica horas e horas brincando.
É por essas e outras, e vendo meu filho tão entretido e concentrado com as brincadeiras na areia que tive que vir falar sobre a importância de ter areia em casa.
Quando meu filho nasceu morávamos na praia e ainda bem bebezinho íamos quase todos os dias na praia. Nos primeiros meses eu caminhava com ele no sling ouvindo o barulho do mar. Depois quando já era maiorzinho comecei a levar uma canga ou manta e também ficávamos pela areia. E quando ele começou a engatinhar foi aquela festa. Lembro nitidamente da primeira vez que soltei ele na canga quando já engatinhava, ele simplesmente mirou pro mar e foi em sua direção.
No início ele queria comer a areia, o que é muito normal. Mas acho que logo ele percebeu que não era muito legal nem saboroso e deixou de querer comê-la. Por isso, relaxe um pouco e perceba como o seu filho vai reagir no primeiro contato com a areia. E respeite também se ele não gostar ou estranhar, não force a barra. Dê tempo pra criança se familiarizar, afinal é algo novo na vida dela. E esteja sempre presente, principalmente se o seu filho for pequeno.
Se você mora em apartamento pode ter um pouco de areia num pote. Você pode comprar areia numa loja de materiais de construção (que é onde compramos quando fizemos a caixa de areia) e armazenar ela num pote fechado e quando der aquela vontade de brincar com areia e se sujar um pouco organize um cantinho pra essa atividade. Pode ser na área de serviço ou na sacada pra não fazer tanta bagunça, e permita a sua criança vivenciar essa deliciosa sensação.
E se você tem pátio, pode fazer uma caixa de areia! É bem simples.
Brincar com areia além de ser delicioso é uma forma de estimular os sentidos da criança. Ajuda no desenvolvimento e na coordenação motora. A criatividade vem à tona.
É perceptível que quando uma criança está brincando na areia ela fica relaxada, com movimentos livres e leves. Pois ela está em contato com ela mesma e com a natureza.
Tem uma fase em que a criança adora colocar areia num pote e depois esvaziar. Simples assim e eles ficam horas nessa brincadeira.
As brincadeiras com areia podem ser diversas, desde fazer castelos, encher baldinhos e potes, carregar areia em carrinhos e caminhões, colocar água, fazer montinhos, castelos e pontes. Enfim, a imaginação vai além.
Brincar na areia é tudo de bom!!!
E enquanto seu filhote está brincando na areia, se permita também, tire os sapatos e pise nela. Massageie seus pés. É super relaxante, experimente! (depois me conta o que achou rs).
Lembre-se sempre de: protetor solar, sombra e água fresca.
Um abraço e boas brincadeiras! 😉
Olá gostaria de ouvir o áudio mencionado.
Tenho dois bebês e sem parentes e amigos para dividir as tarefas.
Oi Juliane, tudo bem?
Que bom ter você aqui comigo!
Conseguiu acessar o áudio? Vou lhe enviar um email.
A prática da atenção plena e mindfulness ajuda muito a elevar nosso nível de paciência e a melhorar a conexão com a criança, tenho certeza que você vai gostar, ainda mais com dois bebês em casa. 😉
Qualquer dúvida comente aqui ou me escreva. (contato@casacombebe.com.br)
Grande abraço!