Final de gestação… Não importa muito quais são as escolhas ou qual é o contexto, sempre bate aquele friozinho na barriga, aquele medo do desconhecido.
Afinal, um dos maiores medos do ser humano é o medo do desconhecido e a sensação de perda de controle.
Porque sim. Gestação, parto, nascimento, pós-parto, amamentação, puerpério, maternidade, tudo isso (e mais um pouco) é um enorme portal ao desconhecido. É algo que vem com tudo, vida no aqui e agora, e que não podemos prever ou controlar como será. É o desconhecido batendo a nossa porta com toda sua potência.
É desconhecido porque só vamos conhecer vivenciando. É a legítima coisa que não temos como controlar. E é tão diferente (e ao mesmo tempo tão semelhante) de mulher para mulher.

O que podemos fazer é escolher COMO LIDAR. Isso cabe a nós.
Mas e aí, como lidar com tudo isso de uma maneira mais tranquila e plena? Como enfrentar de forma saudável esses medos, incertezas e ansiedades?
Enfim, estava divagando sobre final de gestação e acompanhando tantas histórias de mulheres e suas gestações no GestaZen (e a minha tbem é claro rs) vejo que inseguranças, incertezas e medos (que vem e vão como as ondas de uma contração) fazem parte do pacote.
Pacote sobre o desconhecido que já está conosco na gestação e que vem com tudo no finalzinho quando o grande dia do parto se aproxima. E que continua no pós-parto….
A maternidade e o trabalho com outras mães me ensinou (e ensina todos os dias) a ter EMPATIA. A me colocar no lugar de outra mulher, porque todo mundo tem uma história por detrás dos fatos e de suas escolhas.
Recebo muitos e-mails, são tantas e diversas as realidades e histórias de gestação, é como se fosse uma teia de mulheres que estão de alguma forma conectadas. Conectadas pelo ventre sagrado criador da vida. Sim, porque estamos tod@s conectad@s.
Mas voltando ao assunto a pergunta que fica é: Como lidar? Como você está lindando? Ou, como você lidou com tudo isso?
ps1: fiz esse texto antes da Aurora nascer, mas não deu tempo de postar…
ps2: lembrando que o medo é apenas uma ilusão, uma criação do ego, e que quando colocamos LUZ nele ele vai se dissolvendo e perdendo sua força, então por tudo isso e mais um pouco “precisamos falar sobre isso” e compartilhar experiências.
ps3: se você ainda não conhece o GestaZen vem comigo


ps4: como sei que por aqui está recheado de mulheres mães estou jogando essa pergunta porque sei que esse espaço também é uma grande rede de apoio, e é disso que precisamos primeiramente, de rede de apoio, acolhimento e empatia, então por favor faça sua contribuição nos comentários.